ELETRÔNICA INDUSTRIAL


Tiristores são semicondutores de quatro camadas P-N-P-N, utilizados principalmente como chaves eletrônicas controladas. A quarta camada é justamente a responsável pelo controle, sendo que este componente permite o controle de grandes potências com um sinal de pequena amplitude. Entre os dispositivos tiristores os mais conhecidos e difundidos são: o SCR (Silicon Controlled Rectifier), o GTO (gate turnoff thyristor ) o SCS (Silicon Controlled Switch ) e o tiristor controlado MOS. A respeito desses dispositivos, analise as afirmativas que se seguem, classifique em verdadeiras ou falsas e depois marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

  1. Para que o tiristor entre em condução basta apenas que a tensão do anodo ser positiva em relação ao cátodo, o que significa, que basta  polarizar diretamente o tiristor.

  2. Uma vez o tiristor entra em condução ele passa a funcionar como diodo e não se tem mais a necessidade do sinal de disparo sobre ele. 

  3. Se um tiristor está em condução, para que ele continue no estado ligado basta que a corrente que por ele circula esteja acima do nível conhecido como corrente de manutenção.

  4. A tensão de disparo em geral é um pulso, pois uma vez em estado de condução e enquanto assim estiver, não é necessário manter a tensão de disparo no gatilho do dispositivo.

É correto o que se afirma em apenas




  • 4, 3 e 2

  • 3 e 2

  • 4 e 3

  • 3, 2 e 1

  • 4, 3 e 1