ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA


Leia com atenção:

 

Avaliar, como parte de um projeto educativo, é diferente de medir. Medida refere-se à aferição, expresso em notas, conceitos ou menções, do aprendizado pretendido. [...] Avaliar, por sua vez, reflete determinada concepção de educação, do papel do professor e do que é conhecimento. Só pela diferença entre medir e avaliar podem-se perceber as variadas concepções do que seja avaliar. 

(LIBÂNEO, José Carlos [et al.]. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. Ed.- São Paulo: Cortez, 2011, p. 205).

 

A partir do fragmento e considerando os estudos realizados sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de História, identifique a alternativa que melhor define a mudança de postura que o professor deve adotar para que a avaliação não seja utilizada apenas para “medir conhecimentos”:




  • Aplicar a avaliação de forma permanente e contínua, pois o que se deve avaliar é o processo de aprendizagem e não apenas um momento deste.

  • Fazer uso de pegadinhas nas avaliações para testar a habilidade dos alunos em interpretar e responder corretamente as questões.

  • Utilizar a prova como uma estratégia para punir alunos indisciplinados, elaborando questões com linguagem complexa e de difícil compreensão.

  • Utilizar “avaliações surpresas” como meio de controlar ou coibir comportamentos indisciplinados.

  • Elaborar questões fáceis, que enfatizem a memorização, para elevar o nível de aprovação final e garantir bons resultados.