BOTÂNICA


Ao pegar um roteiro de aula prática, um aluno do curso de Ciências Biológicas realizou um experimento que consistia em preparar diferentes soluções utilizando como materiais: 3 copos plásticos, folha de alface, sal e água. O aluno preparou uma solução para cada copo d’água, da seguinte forma:

Copo 1 – apenas água.

Copo 2 – água com uma pitada de sal.

Copo 3 – água com aproximadamente 2 colheres de sal.

 Em seguida, acrescentou uma folha de alface em cada copo. O que o aluno pode ter observado com o experimento foi:




  • a folha de alface encontra-se em estado plasmolisado apenas no copo 1, pois em meio hipotônico aumenta-se a pressão de turgor na célula.

  • a folha de alface encontra-se em estado plasmolisado mais rapidamente no copo 3, uma vez que o meio se encontra em estado hipotônico.

  • a folha de alface encontra-se em estado plasmolisado apenas no copo 1, pois em meio hipertônico aumenta-se a pressão de turgor na célula.

  • a folha de alface se encontra em estado plasmolisado mais rapidamente no copo 3,uma vez que o meio encontra-se em estado hipertônico.

  • nos copos 2 e 3, pode-se observar que a célula encontra-se em processo de deplasmólise, uma vez que em meio hipertônico ocorre a turgescência total da célula.