FENÔMENOS DE TRANSPORTE


Em relação ao NPSH disponível podemos afirmar que:




  • NPSH disponível - Pressão de vácuo pela velocidade existente na tubulação da bomba (entrada do rotor), a qual deve ser superior a pressão de vapor do fluido bombeado fora da tubulação, e cujo valor depende das características do sistema rotacional da bomba.

  • NPSH disponível - Pressão absoluta por unidade de peso existente na sucção da bomba (entrada do rotor), a qual deve ser superior a pressão de vapor do fluido bombeado, e cujo valor depende das características do sistema e do fluido.

  • NPSH disponível - Pressão absoluta pela velocidade existente na sucção da bomba (entrada do rotor), a qual deve ser inferior a pressão de vapor do fluido bombeado, e cujo valor depende das características do sistema rotacional da bomba.

  • NPSH disponível - Pressão de vácuo pela velocidade existente na sucção da bomba (entrada do rotor), a qual deve ser inferior a pressão de vapor do fluido bombeado, e cujo valor depende das características do sistema rotacional da bomba.

  • NPSH disponível - Pressão de vácuo pela velocidade existente na tubulação da bomba (saída do rotor), a qual deve ser superior a pressão de vapor do fluido bombeado fora da tubulação e no reservatório, e cujo valor depende das características do sistema fluidico da bomba.