CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL


No trabalho de identificar e classificar os fatos contábeis que ocorrem em determinado município, os servidores do Departamento de Contabilidade da Prefeitura Municipal classificarão como receita:




  • Somente os recursos provenientes da venda de serviços e de produtos fabricados pela municipalidade e recebidos sob a forma de numerário.

  • Somente o recolhimento de impostos aos cofres do município, como Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana — IPTU e Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza — ISS, realizado sob a forma de numerário.

  • Somente os tributos recolhidos aos cofres públicos do município, como impostos, taxas e contribuições de melhoria, sob a forma de numerário.

  • Somente as taxas relativas à prestação de serviços públicos recolhidas aos cofres públicos do município, como taxa de iluminação e taxa de expedição de alvará de licença e localização para estabelecimentos comerciais, sob a forma de numerário.

  • Todo e qualquer recolhimento de recursos feito aos cofres públicos do município, realizado sob a forma de numerário e de outros representativos de valores.