O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


A Revolução Mexicana (1910-1920) foi iniciada e concluída pelas classes dominantes, mas ficou conhecida por seu caráter agrário e pelas conquistas que os movimentos camponeses legaram para a história do México. Considerando a atuação do zapatismo na Revolução Mexicana a partir de 1911, analise as afirmações que se seguem:


I – O Plan de Ayala expressava ideologicamente os projetos da liderança zapatista e teve especial importância ao consolidar as demandas camponesas na Revolução.
II – Os líderes zapatistas reivindicavam um governo socialista para o México, no qual os camponeses fossem beneficiados do poder político e da exploração econômica dos grandes latifúndios.
III – O zapatismo constituiu uma das tendência mais radicais da Revolução Mexicana; sob o lema “terra e liberdade”, os camponeses se colocaram em armas para reivindicar a restituição das terras e direitos usurpados durante o Porfiriato.
IV – O zapatismo constituiu uma força política e militar independente, proveniente dos pueblos, e se manteve ativo durante toda a Revolução sob a liderança de Emiliano Zapata.

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, II, III e IV.

  • I, III e IV.

  • I, II e III.

  • I e II.

  • III e IV.