O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


Desde o final da Segunda Guerra Mundial até o início dos anos 70, os Estados Unidos passaram por um período de grande desenvolvimento econômico, acompanhado de importantes mudanças de comportamentos e valores sociais. A respeito desse contexto, julgue as afirmativas a seguir:


I - A partir do final da Segunda Guerra, a economia dos EUA passou a ser controlada pelas grandes corporações, que moldaram a política nos anos 50 e passaram a garantir melhores salários para os trabalhadores em troca do controle conservador da economia e sociedade.

II - Os norte-americanos tornaram-se grandes credores das nações capitalistas. Conglomerados transnacionais americanos tornaram-se grandes investidores, tanto na Europa e no Japão quanto na América Latina, Ásia e África.

III - Forjada em 1947, no início da Guerra Fria, as relações dos Estados Unidos com o restante do mundo foram determinadas pela Doutrina Truman, que propunha a política de “contenção” ao comunismo, então ideologia oficial da União Soviética.

IV - O Plano Marshal, além da ajuda externa para reconstrução da Europa, se constituiu em uma manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria visando estabelecer a “coexistência pacífica” entre os Estados Unidos e os países do Leste Europeu, através da política de investimentos no bloco soviético.


As afirmativas corretas estão contidas em:




  • I e IV, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.

  • II, III e IV, apenas.