O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


Leia com atenção o texto a seguir:


"Em meados do século XIX, instituiu-se, na América Latina, um novo pacto colonial. Esse pacto transformou a América Latina em produtora de matérias-primas e de gêneros alimentícios para a Europa. Além disso, o novo pacto atribuiu ao continente a função de consumidor dos produtos industriais dos centros mais avançados.
As novas funções da América Latina, na economia mundial, foram facilitadas pela adoção da política de livre-câmbio que garantia aos países metropolitanos um instrumento ideológico eficiente para a penetração econômica na América Latina."


Com base no texto, e nas leituras realizadas sobre a inserção da América Latina no capitalismo mundial, pode-se afirmar que as informações apresentadas são:




  • verdadeiras, porque apesar da emancipação política, os países latino-americanos continuaram economicamente dependentes de suas ex-metrópoles.

  • falsas, porque a política do livre-câmbio permitia a proteção dos produtos manufaturados produzidos na América Latina.

  • falsas, porque apesar de muitos países ainda continuassem exportando matérias-primas, a industrialização já havia se desenvolvido e a América Latina não dependia da importação de produtos industriais.

  • falsas, porque na segunda metade do século XIX, os países da América Latina já haviam extinto o pacto colonial com a consolidação do processo de independência.

  • verdadeiras, porque retratam a situação dos países latino-americanos de dependência econômica aos centros capitalistas.