TEORIA DA LITERATURA


Em estudos sobre o problema da linguagem, Jakobson estabeleceu dois grandes mecanismos psicológicos de organização do discurso: o de tipo predominantemente metafórico e o de tipo predominantemente metonímico. Classifique os textos, a seguir, usando, para tanto, o seguinte código:

 

( 1 ) se for predominantemente metafórico

( 2 ) se for predominantemente metonímico

 

(   ) “Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve”. (D. Casmurro, Machado de Assis)

 (   ) Ser como o rio que deflui/ Silencioso dentro da noite/ Não temer as trevas da noite./ Se há estrelas nos céus, refleti-las./ E se os céus se pejam de nuvens,/ Como o rio as nuvens são águas,/ Refleti-las/ também sem mágoas/ Nas profundidades tranquilas. (Manuel Bandeira)

 (   ) “Raimundo tinha vinte e seis anos e seria um tipo acabado de brasileiro, se não foram os grandes olhos azuis, que puxara do pai. Cabelos muito pretos, lustrosos e crespos; tez morena e amulatada, mas fina; dentes claros que reluziam sob a negrura do bigode; estatura alta e elegante; pescoço largo, nariz direito e fronte espaçosa. A parte mais característica da sua fisionomia era os olhos – grandes e ramalhudos, cheios de sombras azuis; pestanas eriçadas e negras, pálpebras de um roxo vaporoso, como a nanquim, faziam sobressair a frescura da epiderme, que, no lugar da barba raspada, lembrava os tons suaves e transparentes de uma aquarela sobre papel de arroz.” (O mulato, Aluísio de Azevedo)

 

A sequência CORRETA é:




  • 2 2 1

  • 1 1 2

  • 2 1 1

  • 1 2 1

  • 2 1 2