TEORIA DA LITERATURA


Sobre a verdadeira incorporação das ideias em uma obra literária, seja romance ou poema, assinale F para as afirmativas que forem FALSAS e V para as que forem VERDADEIRAS.

 

(   )      A verdadeira incorporação das ideias em uma obra literária, seja romance ou poema, dá-se quando o escritor apresenta as ideias de uma forma implícita, de uma forma indireta, ou seja, quando utiliza o processo simbólico de incorporação de ideias.

(   )      Em uma obra de arte bem realizada, os materiais encontram-se completamente assimilados na forma, na estrutura. Para que isso ocorra, é necessário que as ideias tenham seu estatuto alterado; elas não podem se apresentar como elas existiam fora da obra literária, porque se assim for, não houve o trabalho artístico que deve transformá-las em parte integrante da obra, em algo que é “constitutivo” da mesma.

(   )      Fora da obra literária, as ideias existem enquanto ideias, têm uma existência puramente conceitual, existem como elementos não elaborados, simples elementos de informação. Ao ingressarem na obra literária, elas devem ter o seu estatuto alterado, devem transformar-se em parte integrante, indissociável do tecido da obra. Essa transformação é resultado do trabalho de elaboração artística. Esta incorporação ocorre da mesma maneira no romance e na poesia.

(   )      No romance, as ideias não podem ser incorporadas na fábula, ou seja, nas ações, nas atitudes, nos comportamentos das personagens.

(   )      Na poesia, como não há ações nem personagens, esta incorporação se dá ou através da vivência do eu lírico ou através de imagens, ou seja, utilizando-se a referência ao mundo dos objetos, mundo concreto, mundo sensível. As ideias deixam de ser ideias no corrente sentido de conceitos e transformam-se em imagens.




  • V V V F F

  • F V F V F

  • V F V F V

  • V V F F V

  • F F V V F