ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


A interação  no ambiente de aprendizagem é bastante significativa para o convívio das crianças. Elas se comunicam, enfrentam desafios e aprendem umas com as outras. Essa necessidade fica clara quando Teberosky (2003), ao comentar Vygotsky (1978), aborda que há dois níveis de desenvolvimento:

 

Um é o “nível real” de desenvolvimento, isto é, o que a criança pode fazer, de forma independente para resolver uma tarefa. O outro é o “nível potencial” de desenvolvimento, ou seja, o nível no qual a criança pode resolver uma tarefa com a ajuda do professor ou com a colaboração de outra criança. (TEBEROSKY, 2003, p.78)

 

Neste sentido, marque (F) para as alternativas  falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

 

(    )  A  criança é um ser individual e isolado. Ela é capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico.

(   )  A interação entre as crianças não favorece a sua aprendizagem.  Já foi comprovado que o trabalho com alunos-monitores não traz grandes resultados.

(    )  Precisamos utilizar várias estratégias para que todas as crianças possam aprender a ler e a escrever, num contexto letrado.

(    )  A criança não precisa se adequar ao meio, conviver com o próximo, aprender, humanizar-se.

(   )  A participação ativa das crianças na arrumação da sala  é insignificante.  Essa arrumação não lhe possibilita sentir-se como parte integrante do ambiente.

 

A sequência correta é:

 




  • V, V, F, F,V

  • F, F, V, F, F

  • F, V, V, F, F

  • V, V, V, F,V

  • V, F, V, F,V