DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Compreender sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à construção moral contribui para refletir sobre a nossa relação com o mundo e com os outros, sobre o papel da família e da escola, bem como para lidar com a questão da moralidade no âmbito da esfera escolar.

 

Considerando o estudo que aborda a construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, avalie as asserções que se seguem e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(  ) É importante trazer a discussão e a vivência do processo de construção da moralidade para dentro das escolas em uma perspectiva pedagógica formativa e, ainda, entender que a criança, com o apoio do adulto e em relação de cooperação, principalmente com os seus pares, é capaz de construir uma moral autônoma.

(   ) É importante reconhecer que o processo de construção da moralidade deve ser discutido e vivenciado fora do contexto escolar, pois em uma perspectiva pedagógica a construção moral é desconsiderada do currículo escolar, considerando que é na relação familiar que essa construção acontece.   

(   ) A construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, pode auxiliar o educador a compreender e a desenvolver, junto a seus alunos, um trabalho consistente de formação da moralidade. Pode, ainda, gerar a reflexão sobre sua prática ao reconhecer e respeitar a criança como sujeito inteligente, porém, em formação.

(   ) A construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, contribui para maior percepção e análise por parte dos psicólogos, uma vez que a educação moral na perspectiva piagetiana não deve fazer parte da práxis educativa do professor.

(   ) A construção da moralidade é uma construção interativa que vincula, envolve e regula a vida dos indivíduos, de diferentes idades. Dessa forma, é fundamental que o professor consiga desenvolver atividades de trabalho em grupo, jogos cooperativos, histórias e poemas que enfatizam a cooperação, abra espaço e encoraje os alunos a falarem de suas experiências.

 

A alternativa CORRETA está contida em:




  • F – V – V – V – V.

  • V – V – F – F – V.

  • V – F – F – V – F.

  • F – V – F – V – F.

  • V – F – V – F – V