DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


No caso de estudantes com Deficiência Visual, alguns sinais recorrentes podem ser observados informalmente pelos profissionais da educação, dentro ou fora da sala de aula. Esses sinais, quando identificados e dada a frequência com que ocorrem, merecem encaminhamento para avaliação clínica específica por sinalizarem possíveis indícios de baixa visão.

Assim, o professor deve estar atento aos estudantes que apresentem sinais como:

I - Dores  de cabeça constante, olhos vermelhos ou lacrimejantes, inclinação da cabeça para enxergar, intolerância à luz;

II - Hábito de apertar ou esfregar os olhos, trazer o papel, o caderno ou livro para perto dos olhos, chegar bem próximo do quadro negro ou da televisão para enxergar

III - Que tropeçam ou esbarram em móveis ou objetos com frequência, que evitam executar tarefas que dependem da visão, demonstrem oscilação entre ver e não ver algo ou alguém, etc.

IV - Hábito de apertar ou importunar o coleguinha, trazer o papel, o caderno ou cadeira dele para perto de si, chegar bem próximo do quadro negro ou da televisão para enxergar seus programas preferidos.

As respostas corretas estão em:




  • I - II e III apenas

  • I e II apenas

  • I – II e IV apenas

  • I – II – III e IV

  • II e III apenas