DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Em 6 de julho de 2015, foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, que se destina a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. (Brasil, 2015, p.01).

Sobre a pessoa com deficiência, analise as assertivas a seguir e marque a concepção apresentada pela referida Lei:




  • Com base nessa lei, a deficiência se caracteriza por um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que aliado a uma ou mais barreiras  pode obstruir sua participação plena e efetiva no contexto social, em condições de igualdade com as outras pessoas. .

  • Com base nessa lei, a pessoa com deficiência se caracteriza por  um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que que não compromete sua participação plena e efetiva no contexto social em condições de igualdade com as outras pessoas.

  • Com base nessa lei, a deficiência se caracteriza por não apresentar impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, mas mediante as barreiras culturais ocorre a obstrução de sua participação plena e efetiva no contexto social, em condições de igualdade com as outras pessoas.

  • Com base nessa lei, a pessoa com deficiência se caracteriza por possuir quadro de saúde física ou mental, que aliado a uma ou mais barreiras  pode dificultar ou facilitar  sua participação plena e efetiva no contexto social em condições de igualdade com as outras pessoas.

  • Com base nessa lei, a com deficiência se caracteriza por possuir um impedimento de longo prazo de natureza psicológica, que aliado a uma ou mais barreiras emocionais  pode dificultar ou facilitar sua participação plena e efetiva no contexto social em condições de igualdade com as outras pessoas.