DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Pensando no movimento pedagógico para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) alguns aspectos e conceitos são fundamentais para a educação escolar, como a Função Executiva. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:




  • Trata-se de um conjunto de condutas responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com objetivo final determinado. Essa função se relaciona com a capacidade de antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilizar pensamento e ação. A Função Executiva somente permite, flexibilizar os modelos de conduta adquiridos pela experiência, para nos adaptarmos às variações existentes nas situações do presente.

  • Trata-se de um conjunto de condutas de pensamento que permite a utilização de estratégias adequadas para se alcançar um objetivo. Responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com objetivo final determinado. Capacidade de antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilizar pensamento e ação.

  • Trata-se de um conjunto de condutas responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com objetivo final determinado. Essa função se relaciona com a capacidade de antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilizar pensamento e ação. Todas essas capacidades são fundamentais e estão em uso somente quando se faz necessário agir.

  • Essa função é característica do funcionamento dos lobos parentais. Algumas características dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, presentes de forma mais típica no Autismo, ansiedade diante de pequenas alterações no entorno, insistência em detalhes da rotina, condutas estereotipadas e repetitivas, interesse centrado em detalhes ou parte de informações de forma perseverante, dificuldade de perceber o todo e de integrar aspectos isolados.

  • Trata-se de um conjunto de condutas responsáveis pela atuação diante de situações-problema, situações novas, na condução das relações sociais, no alcance de objetivos ou na satisfação das próprias necessidades, sempre que esteja presente uma intenção.