CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE
“Trabalhar a temática indígena em sala de aula não é simplesmente criar atividades lúdicas para que os alunos pintem a cara. Segundo a professora Flavia Costa, as escolas podem pesquisar as etnias mais próximas – começando por sua cidade ou estado. O professor pode usar textos e vídeos para tornar o aprendizado mais interessante. ‘É muito mais legal quando os próprios indígenas falam sobre sua cultura e, em geral, eles estão muito abertos a esse diálogo com a escola.’” (Revista Nova Escola, 2018).
Partindo desta reflexão, como poderíamos comemorar o dia do Índio na escola?
“Silvia, professora do 3º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização da rede pública, ao refletir melhor sobre as atividades desenvolvidas nas datas comemorativas do calendário escolar, propôs aos seus alunos uma experiência interdisciplinar envolvendo Arte, alfabetização e a data comemorativa do calendário escolar – Dia do Índio.
Os alunos tiveram a oportunidade de estudar e conhecer mais sobre a cultura dos índios, as comunidades indígenas mais próximas da escola, como são e como vivem, a culinária, as músicas, os objetos e a sua forte presença.
Com este vasto estudo - a partir de livros, vídeos, leis, documentários e uma entrevista realizada na escola -, os alunos conheceram uma maneira própria dos indígenas marcarem a passagem do tempo. Por meio de uma espécie de calendário, conforme a imagem a seguir:"
Em seguida, cada aluno teve a oportunidade de criar o seu próprio calendário. Foi um momento muito rico, de muito aprendizado, envolvimento e muita criatividade. Segue a imagem de um dos trabalhos realizado pelos alunos.
Ao analisarmos a proposta de atividade da professora Silvia, percebemos que a docente mudou a forma de comemorar o Dia do Índio fugindo dos livros didáticos que quase sempre citam a cultura indígena no passado. Sobre esta proposta de atividade, podemos inferir que: