CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Conforme OSTROWER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificavam-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não - vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.

Sobre o sentido da arte primitiva é CORRETO afirmar que:

I - Desde o tempo das cavernas, os homens primitivos, com seus desenhos rupestres, buscavam revelar seus pensamentos, crenças, sentimentos e combates da época.

II - O termo “rupestre” designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade (ENCICLOPEDIA, 2016, p. 1).

III - Usa-se o termo “arte rupestre” para designar as inúmeras pinturas encontradas no interior de cavernas pré-históricas por todo mundo (OLEQUES, 2016, p. 1).

 

Estão corretas as afirmativas contidas em:




  • II, apenas.

  • III, apenas.

  • II e III apenas.

  • I, II e III.

  • I e II, apenas.