CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Muitas vezes o jogo, o brinquedo e a brincadeira, aparecem como sinônimos usados para definir a mesma atividade ou fenômeno lúdico, mas se formos analisar de perto, e de acordo com o contexto das definições apresentadas em documentos de educação, e autores diversos, chegaremos à conclusão que existem diferenças entre eles. Assim pensando, leia as afirmativas abaixo.
I- São atividades que de forma geral, envolvem alegria, descontração, prazer e liberdade. As crianças riem, brincam, pulam, cantam, recitam, dançam, combinam regras, inventam e aprendem.
II- São atividades que na proposta da BNCC, 2018 envolvem os jogos lúdicos, o faz de conta, as brincadeiras tradicionais e várias outras atividades lúdicas.
III- São atividades consideradas como ato cultural, fazem parte do universo infantil. As crianças usam instrumentos (bolas, cordas, balizas, bambolês, tacos) e brincam com as mãos, com os pés, com a cabeça, com gestos e movimentos.
III- São atividades que as crianças em interação com outras crianças, com os pais, com os professores aprendem a brincar (balança caixão, chicotinho queimado, cabo de guerra), com e inventam, também, outras novas.
Estas afirmativas são explicações sobre: