Cabe ao engenheiro considerar: pontes e viadutos são obras que necessitam vencer vãos, que, em sua essência, têm um obstáculo que, de alguma maneira, precisa ser superado. Apenas a infraestrutura e a mesoestrutura (elementos de fundação e encontros) têm contato com o solo. Acerca dos métodos de lançamento da superestrutura, assinale a alternativa correta.
Um modelo de lançamento da estrutura de pontes é a ponte empurrada, esse modelo toma por base o início da execução da superestrutura no centro da ponte e, a partir desse ponto, a ponte é lançada.
Um modelo de lançamento de superestrutura é a execução por meio de aduelas sucessivas. Esse padrão é lançado a partir dos pilares; primeiramente, todas as aduelas de um lado do pilar são lançadas e, depois, todas as outras aduelas do outro lado.
A execução de pontes estaiadas tem seu início com a execução da superestrutura, e a execução do mastro acontece após o posicionamento dos tabuleiros.
Uma maneira de lançar a superestrutura sobre os aparelhos de apoio é a utilização de equipamentos de içamento, como colunas de içamento e guindastes. Uma dificuldade para a utilização desse modelo é a de posicionar os guindastes próximos à região de montagem e com bom local para patolagem desses equipamentos.
A moldagem in loco é um sistema que tem como grande fator econômico a necessidade de utilização de grandes andaimes. Uma desvantagem do sistema é o
escoramento em toda a extensão da superestrutura.