GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Prefeitura usa 55% da verba contra enchente prevista para este ano
“Começou a chover muito forte e a água foi entrando no nosso barraco”, conta Kamila Ferreira de Araújo, de 27 anos, moradora de uma ocupação localizada no Grajaú, região periférica da zona sul de São Paulo. Araújo relata que a situação sempre se repete no período chuvoso, que segue entre outubro a março na capital paulista. Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo utilizou, de janeiro a outubro, 55% da verba contra enchente – o órgão não justifica o motivo de ter usado pouco mais da metade da quantia disponibilizada para este tipo de ação.
Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/prefeitura-usa-55-da-verba-contra-enchente-prevista-para-este-ano-04112019
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I – O aumento gradativo do volume de escoamento superficial para o mesmo índice de precipitação torna o sistema de drenagem obsoleto e incapaz de escoar as chuvas.
II – O lançamento de resíduos sólidos nos córregos, galerias e canais, decorrente de sistema deficiente de coleta e da disposição inadequada, é um dos fatores de enchentes nas cidades.
III – A falta de legislação própria para tratar de problemas de drenagem urbana não pode ser considerada um dos fatores de produção de enchentes, visto que, há investimento em conscientização.
IV – A inexistência de norma técnica para projetos de drenagem urbana numa mesma bacia hidrográfica contribui para as enchentes, visto que existem projetos incompatíveis numa mesma bacia hidrográfica.
É correto o que se afirma em: