GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas

 

A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.

Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

 




  • O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
  • A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
  • Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
  • Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
  • A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.