GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em: