GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá

 

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).

 

MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.

PORQUE

II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
  • As asserções I e II são proposições falsas.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.