GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


As reformas urbanas em diversas cidades brasileiras, entre o final do século XIX e o início do século XX, lançaram as bases do moderno urbanismo brasileiro, em que se implantavam obras viárias, de saneamento básico e embelezamento paisagístico em conjunto com as bases legais para um mercado imobiliário em termos capitalistas. A população excluída desse processo era expulsa para os morros e para as franjas das cidades (MURTHA et al., 2015, p. 202).

 

MURTHA, Ney Albert; CASTRO, José Esteban; HELLER, Léo. Uma perspectiva histórica das primeiras políticas públicas de saneamento e de recursos hídricos no Brasil. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVIII, n. 3 n p. 193-210 n jul.-set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v18n3/1809-4422-asoc-18-03-00193.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Considerando a importância do saneamento, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - A baixa cobertura dos serviços de saneamento no Brasil implica desdobramentos prejudiciais para a saúde das pessoas, principalmente aquelas de mais baixa renda, além das consequências negativas ao meio ambiente.

 

PORQUE

 

II - A utilização do saneamento como instrumento de promoção da saúde pressupõe a superação dos entraves tecnológicos, políticos e gerenciais, que dificultam a extensão dos benefícios a todos os brasileiros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 




  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • As asserções I e II são proposições falsas.