GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Escalada no risco ambiental: veja qual setor lidera emergências em Minas
No ano em que lida com uma das mais graves tragédias da mineração, o desastre da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, Minas Gerais assiste também à escalada de emergências ambientais de naturezas diversas, que fizeram com que o número de ocorrências dessa natureza registradas até terça-feira superasse em quase 15% o total registrado durante todo o ano passado. Em 2019, foram 427 incidentes em território mineiro até o dia 19, contra 373 em 2018. E, se os rompimentos de barragem representam disparadamente o maior impacto – Brumadinho, por exemplo, teve 255 mortos e ainda tem 15 desaparecidos – em termo de quantidade são os acidentes rodoviários com cargas perigosas que se destacam [...].
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/11/22/interna_gerais,1102909/escalada-no-risco-ambiental-veja-qual-setor-lidera-emergencias-em-mg.shtml. Acesso em: 4 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I – As emergências ambientais decorrem de fenômenos naturais ou são causadas por atividades humanas que modificam o meio ambiente.
II – Os fenômenos naturais são a base de transformação e evolução da natureza, ao provocarem distúrbios no meio ambiente.
III – Dentro da perspectiva da Saúde Pública os desastres são definidos pelos efeitos que causam nas pessoas.
IV – O Brasil tem como desastres mais frequentes os deslizamentos, as enchentes, as erosões, as secas, os incêndios florestais, as chuvas de granizo.
É correto o que se afirma em: