ESTRUTURAS ESPECIAIS


O método executivo para obras de arte tem ligação direta com o modelo de ponte que será realizado, ponte em viga, pênsil, em arco, pórtico ou estaiada; esses modelos definem quais as possibilidades de execução. Também é crucial para o modelo executivo o tipo de superestrutura que será adotado. De acordo com a descrição da metodologia executiva e com as alternativas que descrevem essa metodologia, marque a alternativa CORRETA.




  • O modelo de execução de treliças metálicas é utilizado para lançamento de tabuleiros de pontes com vãos de dimensão média e curta. A treliça metálica serve para suspensão e sustentação dos componentes da superestrutura em construção ou lançamento.
  • Uma maneira de realizar a montagem dos tabuleiros de pontes de concreto é o lançamento manual, pela força de trabalhadores, do sistema de suporte, que são os tabuleiros, visto que esse tem dimensões reduzidas e peso leve.
  • A execução de ponte empurrada é o modelo executivo que posiciona barcaças com as vigas e os tabuleiros entre os pilares; a partir das cabeças dos pilares, a estrutura é suspensa para a posição onde estará instalada.
  • Na execução de pontes pênsil, a última parte da execução é o lançamento dos cabos de sustentação principais, pois esses não devem ser solicitados antes de estarem balanceados ao longo de toda a ponte.
  • Na execução por aduelas sucessivas, as aduelas são travadas entre si com o traspasse de cordoalhas de aço; as aduelas são posicionadas sobre vigas de concreto que vencem o vão entre aparelhos de apoio.