TEORIA DA LITERATURA: A POESIA


Classifique os textos, a seguir, usando o seguinte código:
 
( 1 ) se for predominantemente metafórico
( 2 ) se for predominantemente metonímico
 
(  ) “Era um dia abafadiço e aborrecido. A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor. Quase que se não podia sair à rua: as pedras escaldavam; as vidraças e os lampiões faiscavam ao sol como enormes diamantes; as paredes tinham reverberações de prata polida; as folhas das árvores nem se mexiam; as carroças de água passavam ruidosamente a todo instante, abalando os prédios; e os aguadeiros, em mangas de camisa e pernas arregaçadas, invadiam sem-cerimônia as casas para encher as banheiras e os potes. Em certos pontos não se encontrava viva alma na rua; tudo estava concentrado, adormecido: só os pretos faziam as compras para o jantar ou andava no ganho”. (Aluisio Azevedo, O mulato)
 (   ) Nova Iguaçu/ Confeitaria Três Nações/ Importação e Exportação/ Açougue Ideal/ Leiteria Moderna/ Café do Papagaio/ Armarinho União/ No país sem pecados. (Oswald de Andrade)
 (   ) "A tarde é a tristeza do sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite”. (José de Alencar, Iracema)
 (    ) "És na minha vida como um luminoso/ Poema que se lê comovidamente/ Entre sorrisos e lágrimas de gozo.../ A cada imagem, outra alma, outro ente/ Parece entrar em nós e manso enlaçar/ A velha alma arruinada e doente.../ –  Um poema luminoso como o mar,/ Aberto em sorrisos de espuma, onde as velas/ Fogem como garças longínquas no ar...” (Manuel Bandeira)

A sequência CORRETA é:
      
 




  • 2 2 1 1
  • 2 1 1 2
  • 2 1 2 1
  • 1 1 2 2
  • 1 2 1 2