CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Quando abordamos as questões de diversidade e currículo, devemos partir do entendimento de que a diversidade é aspecto tanto biológico, quanto cultural e não podem ser entendidos de forma separada, fragmentada, desvinculada das relações de poder socialmente estabelecidas em diferentes contextos, sociedades, culturas e tempos históricos. No contexto escolar, o entendimento sobre essas questões é importante para:
I incorporarmos nos currículos, nos planos de ensino, nos projetos pedagógicos, nos livros didáticos saberes populares produzidos pelos diversos grupos humanos: indígenas, quilombolas, trabalhadores do campo, entre outros.
II enquanto educadores, compreendermos as causas políticas, econômicas e sociais desses fenômenos adotando uma postura política e coerente frente ao tema da biodiversidade.
III elaborarmos uma proposta curricular escrita que inclua a diversidade como tema do currículo, afinal é o currículo formal o elemento mais importante da escola, pois ele é a garantia da formação das novas gerações.
IV privilegiar o saber científico e dominante nos currículos escolares.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em: