CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO


Apesar dessas novas propostas atenderem às necessidades de renovação e estarem previstas na legislação. Não estão presentes em nossas escolas, ou quando estão não realizam o seu verdadeiro papel, não oportunizando as mudanças necessárias, muitas vezes gerando novas formas de fracasso e exclusão.

 

Assinale dentre as alternativas abaixo, o real motivo para que isso ocorra.

 




  • O ensino de nossas escolas não possui objetivos nem intencionalidade.
  • Para que essas propostas possam obter sucesso, é necessário uma verba muito alta e os governos não têm condições para o repasse dessa verba.
  • São padronizadas para uma rede inteira. Não passam por uma discussão, experimentação, debate e críticas. Estabelecem-se em condições adversas, limitando o entendimento sobre as concepções da proposta.
  • O espaço físico das escolas precisa ser todo remodelado, as novas propostas não podem ser implantadas em qualquer espaço.
  • Para atingir os objetivos propostos por essas novas concepções de organização de tempo e espaço, seria necessário que os pais, responsáveis, comunidade escolar, não participassem da vida da escola, ficando tudo sob os cuidados dos professores e gestores que são os que dominam essas novas propostas.