SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS I


A alimentação de uma bezerra jovem é muito complexa, pois este animal necessita de atenção redobrada, pois as necessidades para seu crescimento devem ser atendidas e problemas de ordem gastrintestinais pode ocorrer e o animal pode chegar até a óbito. Das afirmações citadas, assinale a que não é adequada na alimentação de bezerras.




  • Sob condições normais de alimentação é interessante o fornecimento de volumosos como fenos, silagens e capins frescos às bezerras antes das duas semanas de idade, pois estes volumosos são capazes de estimular a ruminação desta bezerra.
  • Ao nascer, a bezerra é um animal monogástrico (não ruminante) com o estômago apresentando características diferentes do animal ruminante adulto.
  • O sistema de aleitamento natural das bezerras deve ser adotado em propriedades cujo plantel é formado por rebanhos puros das raças zebuínas, ou rebanhos de vacas mestiças Europeu x Zebu, onde é comum as vacas “esconderem o leite”.
  • A melhor maneira de fornecermos o concentrado inicial para as bezerras é na forma peletizada, pois os animais se adaptam melhor na apreensão e esta ração produz menos poeira, que não prejudica as vias aéreas do animal.
  • Concentrados com grãos que sofreram tratamento térmico e/ou vapor, e aqueles na forma de pellets, aumentam a digestibilidade e estimulam seu consumo, mas usualmente são mais caros.