FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


As características que definem o conhecimento científico não fazem da ciência um saber neutro, desinteressado, puramente intelectual e à margem do questionamento social e político que cerca suas pesquisas. O fazer científico encontra-se diretamente relacionado às questões da ordem moral e política que se arranjam no âmbito da sociedade e das concepções que ela produz de homem e humanidade. Há, portanto, que compreender a ciência como suporte fundamental para a construção de uma sociedade que tenha como fim a fundação de um estado de bem-estar intelectual, social e moral capaz de assegurar ao homem o acesso aos valores que lhe permitam o reconhecimento consciente de seu tempo e lugar, sobremaneira, do lugar para onde deseja ir.

 

Sobre o saber científico, julgue os itens a seguir.

 

I Descreve um saber fragmentário, isto é, que não estabelece conexões com situações e/ ou fenômenos cujas relações poderiam ser verificadas.

II Destaca a falta de clareza na produção de suas explicações, como também pela propriedade subjetiva que encaminha um ou mais sentidos ao mesmo fenômeno.

III Caracteriza o uso de uma linguagem rigorosa capaz de formular enunciados gerais através do exame das diferenças e semelhanças entre os fenômenos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • III, somente.
  • I e III.
  • I, somente.
  • I e II.
  • II, somente.