ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA
Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.
Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.
Figura: Sistema urogenital feminino.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/genitais/sgf.jpg. Acesso em: 22 mar. 2017.
O aparelho genital feminino corresponde a um conjunto de órgãos, situados profundamente na cavidade pélvica, que servem, por um lado, para a formação e maturação dos elementos sexuais, os ovócitos, e, por outro, para permitir a cópula, a fertilização e o desenvolvimento do zigoto. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
I) Os ovários são órgãos produtores dos gametas femininos e, estão localizados nas laterais do útero, aderidos a este por meio de ligamentos útero-ováricos.
II) A tuba uterina é um órgão responsável pelo armazenamento e transporte de gametas e pela reabsorção dos ovócitos
III) O útero é um órgão erétil, homólogo ao pênis, com corpo, raiz e ramos, formado por corpos cavernosos, a glande e o prepúcio.
IV) A placenta representa a estrutura anexa do embrião dos mamíferos; permite a alimentação do mesmo durante o período de vida intrauterina.
V) A vagina é um órgão muscular, revestido internamente por tecido mucoso totalmente pregueado, com aproximadamente sete centímetros de comprimento, porém muito extensível.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em: