Sobre o método de cálculo de protensão, a norma NBR 6118:2014 postula o método simples para cálculo das perdas progressivas de protensão. Dessa forma,
é correto afirmar que:
o processo considera as perdas de relaxação inicial e também a deformação inicial do concreto. Desta maneira, são utilizados para cálculo os coeficientes de fluência do aço e do concreto, a taxa de aço e também o coeficiente de relaxação do aço, entre outros.
o processo considera as perdas da acomodação das ancoragens e também a deformação inicial do concreto. Desta maneira, são utilizados para cálculo os coeficientes de relaxação do aço e do concreto, a taxa de aço e também o módulo de elasticidade do concreto.
o processo considera a iteração entre fluência e retração do concreto, com a fluência e relaxação do aço. Desta maneira, são utilizados para cálculo os coeficientes de fluência do aço e do concreto, a taxa de aço e também o coeficiente de relaxação do aço, entre outros.
o processo considera as perdas da acomodação das ancoragens e também a deformação inicial do concreto. Desta maneira, são utilizados para cálculo os coeficientes de relaxação do aço e do concreto, a taxa de aço e também o valor fornecido pelo fabricante das ancoragens.
o processo considera as perdas de relaxação inicial e também a deformação inicial do concreto. Desta maneira, são utilizados para cálculo os coeficientes de relaxação do aço e do concreto, a taxa de aço e também o módulo de elasticidade do concreto.