TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


O que se vê na prática escolar, nas escolas que já utilizam os equipamentos tecnológicos de última geração, é que, apesar deles, muita pouca coisa se alterou no processo de ensino (KENSKI, 2003, p. 73).  Dessa forma, leia as afirmativas, a seguir, e coloque V para verdadeira e F para falsa.

(           ) As escolas permanecem com as mesmas propostas e grades curriculares; a mesma segmentação disciplinar dos conteúdos; a mesma carga horária e a mesma divisão dos alunos em grades turmas.

(           ) O uso do computador e da Internet no curto tempo da “aula” e para um número exorbitante de alunos é totalmente viável.

(           ) Ao alterar a estrutura da escola e do ensino para poder contemplar as especificidades de uso dessannova tecnologia, a escola compromete seu ensino e qualifica o meio digital como um recurso caro, sofistificado e que, mais uma vez, não funciona.

(           ) Para que as novas tecnologias não sejam vistas como apenas mais um modismo, mas com a relevância e o poder educacional transformador que elas possuem, é preciso refletir sobre o processo de ensino de maneira global. 

 

As afirmativas corretas estão nos itens:




  •  F, V, F, V
  • V, F, F, V
  • V, F, V, F
  •  F, F, V, F
  •  V, V, F, V