CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS IV


 

ACQF

 

O projeto de uma sociedade sustentável está na construção de uma sustentabilidade democrática no país, reivindicando e fazendo com que as camadas populares se tornem sujeitos políticos de seu ambiente material, territorial, social, econômico e ambiental. A sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, distribuição equitativa das riquezas e condições dignas de desenvolvimento. (ACSERALD E LEROY; 1999; In TAVARES, 2005).

 

Com base na leitura do artigo de TAVARES (2005) sobre políticas públicas de desenvolvimento sustentável, e nos seus estudos sobre o tema assinale a afirmativa CORRETA que aponta apenas características de uma sociedade sustentável: 

 




  • Harmonia com a natureza.  Natureza constituída por seres vivos com direito à vida, independentemente do seu valor de uso. Soluções adaptadas a cada situação e ecossistema.
  • Descentralização/pequena escala. Estruturas democráticas/participação social/igualdade. Objetivos materiais/crescimento econômico.
  • Autoritarismo/estruturas repressivas/desigualdade. Recursos naturais ilimitados. Descentralização/pequena escala. Meio ambiente como recurso.
  • Harmonia com a natureza. Recursos finitos. Soluções baseadas exclusivamente na tecnologia avançada/consumismo.  
  • Domínio sobre a natureza. Objetivos não materiais/sustentabilidade ecológica, centralização/grande escala. Recursos naturais ilimitados.