Uma ferramenta muito importante em um sistema de supervisão é o alarme. Os alarmes são mensagens para alertar o operador sobre alguma situação específica e eles são associados a uma determinada variável, também conhecida como TAG. Com relação ao recurso abordado, podemos dizer:
I - As mensagens de alarme não são personalizadas, mantendo assim um padrão internacional. Com isso, qualquer operador consegue interpretar o alarme que está ocorrendo.
II - Os alarmes não podem ser classificados por área, pois todas as áreas precisam ter conhecimento de todos os alarmes. Isso ocorre para que os operadores das outras áreas possam atuar no seu respectivo setor de acordo com alarmes.
III - Pode ser configurada uma tela para exibir todos os alarmes, incluindo os históricos de alarmes, e eles serem ordenados por: área ou zona, data, horário, por exemplo.
IV - O operador não consegue reconhecer (acknowledgment - ack) um erro ou uma advertência na tala de alarmes, sendo necessário a autorização do seu superior.