CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Para realizar essa atividade você deverá ler o recorte da BNCC, parte:  ÁREA DE  CIÊNCIAS DA NATUREZA, disponível no anexo.

 

São competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências:  

 

I- compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

II- avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

 

III- construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

IV- conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

 

V- agir coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 

Estão corretas as alternativas:




  • I, III e V, apenas.
  • I, III e IV, apenas.
  • I, II, III, IV apenas.
  • II, III e IV, apenas.
  • I, II, III, IV e V.