FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA


Diversas vezes em nosso cotidiano já nos deparamos com situações onde deixamos cair algum objeto, seja ele uma borracha, uma caneta, ou até mesmo um copo. Esse movimento de queda já intrigava os cientistas há muitos e muitos anos (cerca de 2 mil anos). De acordo com a história das ciências, o primeiro cientista a propor explicações para tal fato foi Aristóteles, mas o que melhor esclareceu o fenômeno foi Galileu. 

Após diversos experimentos, Galileu conseguiu chegar à conclusão de que, para objetos próximos da Terra, e desprezando a resistência do ar, qualquer objeto cai com a mesma aceleração. Essa aceleração foi chamada de aceleração da gravidade (). Isaac Newton, que muito se interessava pelo movimento de queda livre, apresentou explicações concisas a respeito da existência da aceleração da gravidade. Ele enunciou que onde houvesse aceleração haveria uma força, pois se um objeto cai com aceleração é porque a Terra exerce uma força sobre ele – uma força denominada peso, que é representada por .

De acordo com suas experimentações, Newton percebeu que a força peso tem a mesma direção de uma força que passa pelo centro da Terra, ou seja, a direção do vetor peso é voltada para o centro da Terra, independente da localização do objeto nas proximidades da Terra.

Fonte: Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/peso-um-corpo.htm. Acesso em: 13 set.2016.

A partir das informações do texto acima e considerando que um paraquedista (VIDE Figura) que pesa 600N apresenta em sua queda uma velocidade constante de 50m/s . Pergunta-se: qual é a massa dele?

Figura: Paraquedista - salta de aeronaves ou de lugares fixos.

Fonte: Acervo do autor.




  • 100Kg
  • 60Kg
  • 55Kg
  • 50Kg
  • 120Kg