HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A fermentação das discussões pedagógicas no Brasil teve início ainda no final do Império, intensificando-se após a proclamação da República. As novas ideias, vindas da Europa e depois dos Estados Unidos, estimularam as reflexões, inicialmente com a divulgação do método intuitivo e, posteriormente, com o ideário positivista. Sobre o processo de construção de ideias pedagógicas no Brasil, julgue as alternativas a seguir.
I A pedagogia tradicional predominante desde o Império marcou intensamente as práticas pedagógicas do século XX contribuindo com a educação de sujeitos livres, críticos e criativos.
II Além do positivismo, no início da República alguns intelectuais sofreram influência do ecletismo que reunia diversas tendências filosóficas.
III Nas primeiras décadas do século XX o movimento anarquista criticava a repartição injusta dos benefícios culturais e defendiam uma escola única e universal.
IV A pedagogia progressista defendida pelo movimento escolanovista concretizou imediatamente uma profunda transformação na concepção de educação e nos ideais de escola pública e universal.
V Na década de 1930 os escolanovistas fertilizaram o debate sobre educação, compreendendo as novas necessidades de um país urbanizado e industrializado.
Estão CORRETAS as afirmativas: