BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

A Floresta Equatorial Amazônica é a mais importante do Brasil, do ponto de vista de seus porte e extensão. Sua riqueza quanto à biodiversidade não pode ser mensurada, inclusive porque muitas das espécies deste Bioma até hoje não foram catalogadas.

  Rio Demene (AM).

 

Fonte: Fotografado por Baratella, 2010.

 De acordo com nossos estudos sobre a vegetação brasileira, veja qual das alternativas confere com características apenas da Floresta Amazônica:




  • A Floresta Amazônica cobre cerca de 60% do território brasileiro, distribuindo-se por cinco estados: Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. A Amazônia também se estende por outros países da América do Sul, como a Guiana Francesa.
  • A Floresta Amazônica apresenta abundância de alimento vegetal, temperatura e umidade elevadas. Essa combinação resulta em exuberante proliferação de insetos, o que resulta na atração de animais que deles se alimentam, como os jacarés.
  • Na Floresta Amazônica a atividade das plantas continua ininterruptamente, o que exige a retirada da vegetação para fins diversos, ou que é confundido com desmatamento. As plantas carnívoras compõem a vegetação de grande porte da Amazônia.
  • A Floresta Amazônica é a maior floresta pluvial contínua do mundo. A temperatura anual média neste Bioma é de cerca de 26º C, e as mudanças sazonais de temperatura e umidade são mínimas, ou seja, é quente e chuvoso o ano inteiro.
  • A mata de igapó é componente da Floresta Amazônica. Sua classificação se dá pela localização, distante das áreas de alagadiços, onde a planície permanece protegida das cheias durante o ano inteiro.