ÁLGEBRA LINEAR II


Para uma transforma¿ ser considerada linear deve satisfazer duas condi¿s, sendo¿1¿e¿2,¿vetores e¿a¿¿(um n¿mero real), que est¿indicadas, a seguir:

T(1¿+¿2) = T(1) + T(2).

T(a¿1) = a .T(1).

Logo podemos concluir que uma transforma¿ ¿ou n¿¿inear,sendo T (x, y, z) = (x1, ¿y1, 2) entre os espa¿ vetoriais: T: IR3¿ IR3, satisfazendo as propriedades citadas, est¿escrita em:¿




  • (x +x1, y + y1, - 4) e (a x1, a y1, 2- a), logo a transformação não pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.
  • (x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação  pode ser linear por  satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.
  • (x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, não mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.
  • (x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação não pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.
  • (x +x1, y + y1, 2) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação  pode ser linear por  satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.