DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR


A Didática não é teórica e nem prática, ela é o ensino, a arte de ensinar. Isso posto, temos como objeto da Didática o ensino/aprendizagem. Educadores como Libâneo, Luckesi, Candau e Marli Andre adotam diferentes concepções para o significado da Didática.

Mediante o exposto analise as concepções de cada educador e classifique as afirmativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

I. A Didática é a relação do homem e do mundo. Dessa forma, é importante que o professor, na sua prática pedagógica, compreenda a dimensão do significado de homem e de mundo. (LIBÂNEO, 2016).

 

II. Na visão de Luckesi(2016), a didática é a mediação, a articulação entre teoria e prática. E o papel do professor na sala de aula deve reverter-se a uma prática pedagógica articulada.

 

III. Maria Candau (1984) aponta que o processo ensino-aprendizagem se efetiva  mediante a relação entre quem ensina e  quem aprende. O professor aprende com o aluno  e o aluno, ao se relacionar com o professor, também aprende com ele.

 

IV. Marli Andre (1997) discorre que o ensino consiste no planejamento e na seleção de experiências de aprendizagens que permitam ao aluno reorganizar seus esquemas mentais, estabelecendo relações entre os conhecimentos que já possui e os novos, criando novos significados.

 

Estão corretas as afirmativas:




  • I, II, III.
  • I, IV.
  • I, II e IV.
  • I, III, IV.
  • I, II, III, IV.