DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR


Charles Barbie desenvolveu um código  que utilizava pontinhos e que deveria ser decodificado até mesmo no escuro. Ele foi  criado para uso militar com o objetivo de enviar mensagens. Esse código não atendeu ao que foi proposto, devido ao grau de dificuldade. Depois de várias pesquisas realizadas pelo francês Louis Braille, que era cego, o sistema foi aperfeiçoado e adotado como método de leitura e escrita pelos cegos. Dessa forma, o nome Braille é em homenagem a Louis Braille.

 

Sobre o sistema de leitura e escrita dos cegos – Braile, assinale a alternativa incorreta.




  • As marcações do código Braille são realizadas da direita para esquerda, no sentido contrário da escrita. Ao terminar as marcações, o papel é virado para o lado das saliências e pode ser lido normalmente.
  • Já existem computadores que conseguem traduzir do braille para qualquer outra língua e para o braille, conseguem imprimir páginas frente e verso, reconhecer voz e transformá-la em Braille.
  • Para a escrita em Braille são utilizados dois instrumentos, o reglete, que consiste em uma placa de metal com orifícios em uma de suas faces. E o punção, instrumento semelhante a uma agulha, porém com a ponta arredondada.
  • No que diz respeito à adequação das escolas para viabilizar o acesso e permanência do cego no ensino superior, deve-se   apenas limitar-se a obedecer à lei de implantação de pisos táteis que auxiliam na mobilidade.
  • Para a escrita em Braille são utilizados dois instrumentos, o punção, que consiste  em uma placa de metal com orifícios em uma de suas faces. E o reglete, instrumento semelhante a uma agulha, porém com a ponta arredondada.