TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


Segundo Matín Barbero, “a simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto”.
MARTÍN BARBERO,  Jesús. Heredando el Futuro. Pensar la Educación desde la Comunicación, in Nómadas, Bogotá, septiembre de 1996, n. 5, p. 10-22.

Assinale a alternativa que nos apresenta o que se pode fazer para melhor atender o desafio de como inserir, na escola, o ecossistema comunicativo proposto por Martín Barbero. 




  • Educar os educadores no sentido de aprenderem como utilizar todas as tecnologias de comunicação e de interação.
  • Educar os educadores, os pais e os alunos, no sentido de saberem como, quando e onde as tecnologias devem ser aplicadas de forma eficiente.
  • Educar os educadores para que, junto com os seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação-ocultamento-sedução da internet, os códigos da WEB e suas mensagens.
  • Educar alunos e educadores, no sentido de ensinar como devem utilizar as tecnologias digitais disponíveis na atualidade.
  • Educar os alunos, no sentido de somente utilizar as tecnologias nos momentos indicados pelos educadores.