Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo acontece em quatro períodos que se relacionam também com o desenvolvimento da afetividade.
Assinale a alternativa correta.
No período operatório-formal, ocorre a passagem do pensamento abstrato para o pensamento concreto, ou seja, o adolescente realiza operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação.
O estágio-operatório concreto é marcado pela construção lógica, a superação do egocentrismo intelectual e social, pela capacidade de a criança estabelecer relações entre diferentes pontos de vista.
No período sensório-motor, a consciência tem consciência de si mesma e do mundo.
No período das operações concretas, a criança se limita mais ao seu ponto de vista, baseando seus raciocínios em enunciados verbais e hipotéticos.
O primeiro período, que se estende até os 12 meses, é o da inteligência matemática, que é posterior à linguagem e ao pensamento propriamente dito.