METODOLOGIA DA PESQUISA


Segundo Cervo (2002, p.81-83), selecionar o tema a ser investigado em uma pesquisa equivale a eliminar aqueles que, por uma razão plausível, devem ser evitados e @257;xar­se naquele que merece prioridade. Dessa forma, percebe-se a relevância deste primeiro e tão relevante momento da pesquisa científica. Nesse sentido, analise as alternativas apresentadas, a seguir, assinalando “V”, quando se tratar de ações verdadeiras e, “F”, quando se tratar de ações falsas e relativas à escolha do tema de uma pesquisa:

 

(  ) A área de especialização do pesquisador é o primeiro critério de seleção do tema, pela sua familiaridade em relação aos problemas da sua área, quer no sentido da necessidade de maior fundamentação teórico-prática, quer no sentido da falta de explicações científicas para determinados fatos ou circunstâncias.

(  ) Uma lacuna em nossa formação profissional também pode se constituir num critério para a escolha do tema. O desafio de superar uma “falha” em nosso conhecimento de um determinado assunto pode ser motivo para a seleção de um tema para a pesquisa.

(  ) Algumas vezes, o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes su@257;cientes para consulta. A escassez de fontes obriga o pesquisador a buscar outras. Para isso, ele necessita de um tempo maior para a realização do trabalho (por exemplo, trabalhos em outros idiomas). Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo previsto não seja ultrapassado.

(  ) Temas pouco explorados também geram di@257;culdades na pesquisa. Neles o pesquisador age como um garimpeiro que, de repente, no meio do cascalho, encontra uma pedra valiosa. Pedras valiosas são raras, tanto nos temas muito explorados como nos pouco explorados, pois algo se torna valioso, na medida do interesse especí@257;co do indivíduo que pesquisa.

(  ) Bom senso e a atitude crítica do pesquisador devem levar à escolha de um tema exequível para o seu projeto, tanto no que diz respeito ao acesso dos dados que permitam realizá-la quanto ao real interesse de seus resultados para a comunidade científica ou acadêmica.

 

Assinale a alternativa correta:




  • F, V, F, F, V
  • V, V, F, F, F
  • F, F, V, F, V
  • V, V, V, V, V
  • V, F, V, V, F