TÓPICOS ESPECIAIS EM EMPREENDEDORISMO


A semente do empreendedorismo é a habilidade de ver as coisas de maneira diferente. Não é à toa que Steve Jobs, um dos grandes visionários do nosso século XXI, destacou: “Pense de maneira diferente.” Com base na tabela abaixo que compara dados referentes a mentalidade empreendedora dos brasileiros nos anos de 2016 e 2017, assinale a opção INCORRETA.



“Empreendedorismo no Brasil - Relatório Executivo 2017.” (Sebrae – Empreendedorismo. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br>. Acesso em 06 set. 2019)

 




  • Para mais da metade dos brasileiros o medo do fracasso não constitui um fator impeditivo para iniciar um novo negócio.
  • Em relação às habilidades, conhecimentos e experiências para a abertura de um empreendimento, o brasileiro se mantém “autoindulgente”, ou seja, para 55,9% dos brasileiros, eles próprios reúnem plenas condições cognitivas e operacionais para se aventurarem em uma empreitada empreendedora.
  • 56,5% dos brasileiros conhecem pessoas que abriram negócios nos últimos dois anos. Esse percentual representa um expressivo crescimento nesse indicador, em 2016, 41,3% da população afirmava conhecer pessoalmente empreendedores iniciantes.
  • 46,4% deles reconhecem a existência de boas oportunidades de negócio em um horizonte de seis meses (aumento de mais de seis pontos em relação ao verificado em 2016).
  • A tabela acusa um expressivo aumento em 2017 na parcela da população que manifesta o desejo/sonho de ter um negócio próprio quando se compara com o ano anterior.