ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


A corrida de ouro de Minas Gerais do século 18 fez pequenas vilas rurais se transformarem em cidades dinâmicas e com uma população bastante heterogênea. Foi um fenômeno poucas vezes visto no Brasil. Depois de 200 anos procurando, Portugal tinha enfim o encontrado em larga escala no Brasil.

 

Sobre as transformações que o ouro provocou no cotidiano do “interior mineiro” podemos citar:

 

I   – O aparecimento de hospedarias lotadas, a multiplicidade de armazéns, a quantidade de vendedores disputando espaço nas ruas, alterando o cotidiano pacato da antiga região.

II   – O surgimento de pequenas atividades manufatureiras como sapateiros, ferreiros, alfaiates, tecelões e outros que possibilitaram o surgimento de uma camada econômica intermediária inexistente na economia açucareira.

III   – A importância das irmandades religiosas que fazendo festas competiam para construir as Igrejas e os casarões mais bonitos o que propiciou o surgimento de hábeis “arquitetos”, artesãos, pintores que “brincavam” com o Barroco.

IV   – A escravidão tornou-se intensa, mais rígida e controlada dificultando que os escravos conseguissem juntar o suficiente para comprar a carta de alforria.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 




  • II e IV, apenas.
  • I, II, III e IV
  • I, II e III, apenas.
  • III, apenas.
  • II e IV, apenas.