Para definição do tipo de protensão que deve ser adotado em determinada obra, são os dados mais relevantes para a tomada de decisão da tecnologia de protensão que deve ser adotada:
Distância do mar, tipo de solo, marca de cimento disponível na praça, tipos de carregamentos, disponibilidade de tijolos cerâmicos e disponibilidade de mão de obra de carpintaria.
Tamanhos dos vãos, altura disponível para as vigas, localização da obra, tipo de agressividade do ambiente em que será realizada a obra, tipo de carregamentos e possibilidade de acesso para protensão.
Distância do mar, tipo de solo, marca de cimento disponível na praça, tipos de carregamentos, formação geológica da região e disponibilidade de mão de obra de carpintaria.
Tamanhos dos vãos da obra, distância de grandes centros, tipos de cimento disponíveis, disponibilidade de graxas no mercado, disponibilidade de mão de obra de carpintaria e possibilidade de acesso para caminhão basculante.
Tamanhos dos vãos da obra, distância de grandes centros, tipos de cimento disponíveis, pluviometria local, disponibilidade de mão de obra de carpintaria e possibilidade de acesso para protensão.