FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Segundo Cescon (2009, p. 10), “o substantivo pedagogia, como o conjunto das atividades do pedagogo, surgiu na França, por volta de 1495 e, a seguir na Alemanha, com o sentido de intervenções de sentido instrutivo. O termo passo a significar qualquer teoria referente à atividade didático-educativa”. Contudo, afirma o autor, “uma coisa é a educação e outra é a Pedagogia”.

 

(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 10)

 

Sobre a diferença entre a educação e a Pedagogia, julgue as afirmativas a seguir.

 

I A Pedagogia possui um aspecto teórico, pois abrange o conjunto dos conhecimentos produzidos acerca do processo educativo.

II A educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.

III A educação é processo e, por isso, possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.

IV A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.

V A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:




  • I, III e IV.
  • II, III e IV.
  • I, III e V.
  • I, II e V.
  • III e V.